segunda-feira, 7 de abril de 2008

0 EERO SAARINEN

Projeto da casa do chocolate da casa cor 2007. Designer Ana Claudia Cavalcanti, Cris Araújo, Albenisia Monteiro e Marilza Gomes.













Eero Saarinen (1910 - 1961) nasceu em Helsinque, Finlândia.
No final dos anos 30 iniciou uma sociedade com Charles Eames, que culminou no desenvolvimento de uma série de móveis inovadores, dentre os quais vencedores do concurso "Organic Design in Home Furnishings" promovido pelo MOMA (Museu de Arte Moderna de Nova Iorque) em 1940.
Esses produtos utilizavam inovadoras matérias-primas para o ramo do mobiliário da época, como resinas plásticas e fibras de vidro, até então só utilizadas em áreas industriais.
Essa antevisão de profissionais como Saarinen acerca de novas tecnologias foi diretamente responsável pela grande revolução do design de produtos no século 20.
A síntese entre estética e função levava os grandes nomes da arquitetura moderna a experimentarem o desenho de móveis especiais, buscando unidade para seus projetos.
Desenhou também vários móveis para a Knoll International com grande sucesso, entre eles a coleção Womb (1948), e a coleção Pedestal, com as famosas cadeira e mesa Tulipa (1956).
Com a leveza de um traço simples, a mesa Tulip/Saarinen, um dos maiores exemplos do design atemporal, é presença constante nas ambientações de interiores contemporâneos.
Criada originalmente com tampo e base circulares, tinha como objetivo possibilitar o uso com várias cadeiras por não possuir pernas nas extremidades.
A inovação de seu desenho é traduzida em sua base delgada que se une ao tampo em um refinado apoio por formas de cones convexos, distribuindo elegantemente as cargas aplicadas.

About the Author

I'm Dilipkumar, the founder of Wordpresstoblogger.info. This blogger Template was made by me, if you like it Subscribe to Our Feed and Follow Me on Twitter Wptoblogger

    Other Recommended Posts

  • copa, decoração, design, mostras, móveis, sala de jantar

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
back to top